Trilha empatia

O que é empatia?

Aprenda seus benefícios e como desenvolvê-la.

O que é empatia: “calçar o sapato do outro”?


Em muitas ocasiões, a prática da empatia é resumida por “calçar o sapato do outro”. Embora não esteja errado abre margem para uma possível interpretação (e experiência) erradas. Não é apenas sobre calçar os sapatos do outro com os seus próprios preconceitos e estereótipos.

É necessário ter uma mentalidade aberta para conhecer. Entre outras coisas, isso significa fazer conexões inesperadas, sair da forma usual de pensar e falar, se preciso, superar barreiras (preconceitos, esterótipos, etc.).

Quase não existe jeito melhor de desafiar seus preconceitos e estereótipos sobre alguém do que falar com essa pessoa e ouvir o que eles têm a falar e você pode muito bem descobrir que estava errado e isso te ajuda a não transferir muito de si mesmo.

Por que ela é aliada no ambiente de trabalho 


A empatia é o que cria bons relacionamentos, tão indispensáveis para ser bem-sucedido em qualquer ambiente de trabalho. Mas como fazer isso, de fato? A chave é desenvolver a habilidade de ‘ouvir empaticamente'”.

Isso significa, primeiro, saber ouvir outras pessoas sem interrompê-las e dar oportunidade para que elas se abram. E também se atentar a dois tipos de informações, que o interlocutor pode passar até inconscientemente:

  • sentimentos

  • necessidades

A ‘habilidade de ouvir empaticamente’ realmente unifica as organizações e faz os relacionamentos funcionarem. E isso é, de fato, crucial para uma carreira de sucesso.