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técnicas de entrevistas com rh

perguntas comuns

Algumas perguntas que podemos fazer após a entrevista com objetivo de demonstrar interesse!

1. Empresa
Como é a cultura da empresa, na prática?
Qual é a característica principal das pessoas de sucesso aqui?
Qual é o grau de rotatividade de profissionais? O que leva as pessoas a deixarem a empresa?
Qual é o momento atual da empresa? Ela passa por alguma reestruturação/ expansão/ fusão/ aquisição/etc?
Quem são os concorrentes e como eles estão em relação à empresa?
Qual é o maior desafio enfrentado hoje pela empresa? O que está sendo feito para alcançá-lo?

2. Vaga
Quais são as perspectivas de crescimento para esta vaga?
A posição é nova? Por que foi criada agora?
A posição é antiga? Quem a ocupava antes e por que saiu?
Como esta função se integra ao restante da área? Qual é a importância dela para a empresa?
No contexto que vive atualmente, o que a empresa espera da pessoa que vai ocupar esta vaga?

3. Para o Gestor
Há quanto tempo você, gestor, está na empresa? Por que continua trabalhando aqui?
Quais são os pontos positivos que você enxerga na empresa?
Quais pontos poderiam ser melhorados?
Quais são os principais desafios na área?
Que características comportamentais o profissional precisa ter para se dar bem com você?
O que você não admite em um profissional?
Qual é o seu estilo de liderança?

4. Equipe
Quem integra a equipe? Qual é o papel de cada pessoa?
Há quanto tempo essas pessoas estão na empresa?
A equipe sabe da nova contratação? Como seria a receptividade dessas pessoas com o novo integrante?

Perguntas sobre as responsabilidades do cargo: 

Quais as principais responsabilidades desse cargo?

Qual a descrição do cargo?

Quais são as suas expectativas sobre o cargo?

Qual seria a próxima posição na carreira?

Quais os desafios imediatos?

Quais qualificações se esperam do escolhido?

 

Recursos do cargo:

Posso conhecer as pessoas que trabalham na área?

Qual o tipo de experiência, treinamento e competência os funcionários da área possuem?

Existem programas de treinamento?

 

Nível de autoridade:

Qual o nível hierárquico?

Qual é o tipo de experiência e treinamento do líder?

Quais são as diretrizes e procedimentos estabelecidos para tomada de decisão nesse cargo?

As políticas e procedimentos da área estão documentados?

Qual seria a extensão de minha autoridade para cumprir as responsabilidades desse cargo?

Eu teria a autoridade para contratar/demitir funcionários a fim de cumprir as metas?

Eu receberia contribuição direta pelo orçamento da área? Eu seria totalmente responsável pela criação do orçamento enquanto estivesse nesse cargo?

Quais as decisões de minha parte exigiriam aprovação? Quem aprovaria?