evolução

técnicas de entrevistas com rh

dicas e estratégias

finais!

Dicas e Lembretes Finais:


•    Estabeleça conexão com o interlocutor, se mostre receptivo. (Rapport)
•    Fale dos seus resultados. Conte mais resultados e menos estórias.
•    É interessante começar da experiência mais recente, pois é onde a memória está mais fresca, além de mostrar o que consolidou em sua última ou atual posição.
•    Tenha seu objetivo profissional claro e seu planejamento de carreira a curto e médio prazo. Saber onde se quer chegar é fundamental (Conecte-se com a vaga).
•    Saiba quais foram seus maiores sucessos na Carreira e tenha muita clareza sobre seus talentos e pontos fortes. Fuja dos clichês "trabalho em equipe", "foco em resultado", "comprometimento"... e descreva EM AÇÕES o que te faz ser diferenciado em determinada Área ou Atividade. Entenda quais são suas principais competências técnicas e comportamentais.
•    Conheça e saiba falar sobre seus pontos de melhoria com naturalidade, afinal, ninguém é perfeito. Não há necessidade de citar uma lista de pontos fracos. 2 ou 3 pontos de melhoria, envolvendo competências técnicas e comportamentais, já são suficientes. Saia dos clichês "perfeccionista", "detalhista", "ansioso". Fale de algo que te incomoda, mas que pode ser melhorado.
•    Não costuma ser o foco da entrevista, mas é bom ter em mente quais foram seus fracassos e, o mais importante, quais os aprendizados ou lições aprendidas que você tirou das situações.
•    Mostre o que você tem de melhor. Seja você mesmo, mostre sua essência, traduzida pelos seus valores, pelo seu legado, pelo que deixou como contribuições para as empresas anteriores.
•    Mostre quais são suas Vantagens Competitivas, ou seja, o "plus" ou aquilo que te faz diferente da concorrência. 
•    Tenha clareza das contribuições e soluções que poderá oferecer à empresa. O profissional diferenciado se destaca quando identifica os problemas e oferece soluções antes mesmo de ser contratado.
•    Esteja preparado, se aproprie das informações a respeito da Empresa, tais como produtos, serviços, região de atuação e, principalmente, missão e valores.