• kwsbraz

Nervoso com o novo trabalho? Estas dicas vão ajudá-lo

Quando alguém está prestes a começar um novo desafio profissional, há entusiasmo, mas por vezes, mais perto da data do primeiro dia de trabalho começam a surgir sentimentos de nervosismo. É normal, não é preciso entrar em pânico. Há alguns truques para lidar melhor com a ansiedade e ficar mais confiante.

De acordo com a Hays, isto acontece à maior parte dos profissionais, mesmo com as pessoas mais confiantes, pois os nervos são a resposta natural do corpo à mudança e ao desconhecido. Tendo isto em mente, a consultora partilha sugestões que os profissionais devem ter em mente antes de iniciarem um novo trabalho.

1. Entender que o nervosismo é temporário

Os nervos são uma sensação temporária, portanto, em vez de se preocupar, é importante que se lembre de todas as coisas que o motivaram a assumir o novo emprego, incluindo a oportunidade de começar um novo capítulo, conhecer pessoas novas e trabalhar num sítio diferente. Este é um momento da sua vida em que deve sentir-se entusiasmado por isso, não deixe que os seus sentimentos temporários de preocupação e nervosismo atrapalhem.

2. Não se preocupar com o que os futuros colegas irão pensar

Resista à tentação de pôr pressão sobre si para ser perfeito desde o primeiro dia, simplesmente porque está ansioso para impressionar os novos colegas. Em vez disso, aceite que vai demorar algumas semanas a dar-se a conhecer e que ninguém espera que seja perfeito.

3. Colocar as situações em perspectiva

A mente está constantemente preocupada com várias coisas e nesta fase, principalmente com os ‘e se’, do novo emprego- com o novo trajeto, os novos colegas ou se vai conseguir fazer as novas tarefas.

Lembre-se de que, iniciar um novo trabalho é importante, mas se pensar sobre isso, este será apenas mais um capítulo da sua vida. Todos os capítulos têm desafios, mas terá que pensar que irá conseguir ultrapassar. Portanto, tente relativizar as situações.

4. Contactar o novo manager

Certamente que ajuda a acalmar os nervos se puder começar a criar proativamente uma relação com a sua nova chefia antes que o primeiro dia chegue. Envie um e-mail ao seu novo chefe ou adicione-o na rede de LinkedIn, onde poderá deixar uma mensagem.

5. Planear uma atividade divertida no dia anterior

Não precisa de ser o dia inteiro, mas, mesmo assim, pode ser útil para o seu estado de espírito fazer algo divertido no dia anterior ao início do novo trabalho. Por exemplo, um almoço com amigos, dar um passeio de bicicleta ou até mesmo ver um filme no cinema. Independentemente disso, a ideia é distrair a mente.

Fonte:

https://hrportugal.sapo.pt/nervoso-com-o-novo-trabalho-estas-dicas-vao-ajuda-lo/

#carreira

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ADVOGADO JÚNIOR - PUBLICAÇÕES

Local: Escritório localizado próximo a Avenida Paulista. Cargo: Advogado Júnior Área de Atuação: Controladoria Jurídica Atividades a serem desenvolvidas: Análise das publicações, agendamento de prazo

ADVOGADO PLENO - IMOBILIÁRIO

Local: Escritório localizado próximo a Avenida Paulista. Cargo: Advogado Pleno Área de Atuação: Contencioso Imobiliário Atividades a serem desenvolvidas: Elaboração de petições, participação em reuni

Engenheiro de Dados/Big Data

Requisitos Indispensável ter experiência com Spark (Scala, Java), Hive e Linux. Desejável: Experiência com Python, Shell script, Impala, Sqoop e Kafka. Local Av. Paulista/SP Envie seu currículo Kari