Como ganhei experiência profissional.

Como vou conseguir uma oportunidade se o mercado exige experiência até mesmo para vaga de estágio?

Vejo muitos jovens fazendo ainda hoje o seguinte questionamento: Como vou conseguir uma oportunidade se o mercado exige experiência até mesmo para vaga de estágio?


Essa situação não é de hoje que vem assombrando muitas pessoas, levando alguns até mesmo desistir de seus sonhos profissionais. Mas como venci essa barreira e alcancei a tão sonhada experiência na área? Antes mesmo de ingressar no curso de administração ao qual sempre sonhei em fazer, já procurava de alguma forma me envolver no contexto da administração.


Em vista disso, lembro-me de ter assistido uma matéria sobre trabalho voluntário e por incrível que pareça era voltada para a área de administração. Depois dessa matéria comecei a procurar alguma empresa que pudesse me conceder um trabalho voluntário, mas pôr na época residir em uma comunidade as dificuldades foram enormes.



As coisas mudaram quando um Sindicato se instalou nesta comunidade e eu enfim consegui meu tão sonhado trabalho voluntário como auxiliar administrativo. De voluntário logo passei a ter direito a meio salário e alcancei a assinatura de um contrato de trabalho. Entretanto, com apenas cinco meses de atuação na região o Sindicato fechou as portas, pois o local não trouxe os resultados esperados e eu fiquei com meus honrosos 5 meses de experiência.


Mais adiante fui para faculdade e levei esses cinco meses de experiência comigo e fiz dele como se fosse cinco anos. Lá vivia cercado de profissionais ativos no mercado e sempre fazia questão de citar essa minha experiência. Todavia, sempre que possível eu estava engajado em palestras, congressos até em outros estados, uma vez que, networking se tornou prioridade.


Toda oportunidade de estágio que aparecia eu me candidatava, até que fui aprovado para atuar no setor público e a minha experiência anterior fez toda a diferença, pois exigia vivência na área. Daí em diante, minha carreira começou a tomar os rumos que sempre sonhei de fato e de lá para cá tenho feito uma trajetória plausível na área.


Dessa forma, concluo esse breve resumo de minha trajetória com o seguinte conselho: Não desista de seus sonhos, procure trabalho voluntário na área em que pretende atuar, faça muito networking com profissionais ativos no mercado e esteja totalmente envolvido com o mundo da sua futura profissão, que a oportunidade vai chegar, agora cabe a você tomar uma postura ativa e não desistir, assim como eu fiz.


Fonte:

https://administradores.com.br/artigos/como-ganhei-experi%C3%AAncia-profissional

3 visualizações0 comentário