Dominando a entrevista: antes, durante e depois

A palavra “entrevista” é frequentemente vista como sinônimo de nervosismo e ansiedade. Com a ajuda desse artigo, você aprenderá as ferramentas necessárias para relaxar e realizar uma entrevista bem-sucedida.





Antes



Pesquise a empresa


É importante que você faça uma pesquisa antes do dia da entrevista. Ao saber quais produtos ou serviços a empresa vende e o mercado em que atua, além de ter uma ideia da sua estratégia em geral, você estará demonstrando que está interessado no trabalho e que tem vontade de aprender mais.

Dê uma olhada no site da empresa e pesquise seus recrutadores no LinkedIn. Isso fará com que você tenha uma noção clara de quem está te entrevistando e qual o tipo de trabalho.


A pesquisa é uma via de mão dupla


Do mesmo modo que você deve pesquisar a empresa, saiba que os recrutadores farão o mesmo. Certifique-se de que seus perfis nas redes sociais estejam com as configurações de privacidade apropriadas e que seu LinkedIn esteja atualizado e profissional.


Saiba o dress code

Depois de estudar a empresa, você deve ter uma ideia do quão formal o escritório deve ser. Pensando no cargo que você estiver se candidatando, determine qual tipo de roupa será o mais apropriado para a entrevista.

Ao contrário do que acreditam, estar muito arrumado não é bom. Se você chegar usando roupas formais em uma empresa com políticas mais casuais, pode parecer que não é a pessoa certa para os ideais da organização. Contudo, se estiver com dúvidas, opte por ser mais formal do que casual.


Pratique

Como em qualquer outra coisa, a prática traz a perfeição. Tire um tempo para ficar na frente do espelho e imaginar a sala de entrevista. Pratique a apresentação das habilidades, qualidades e exemplos que você listou no CV. Esteja sempre preparado para contar três ou quatro exemplos de situações diferentes que comprovam competências específicas.


Conheça seu percurso

Pode parecer óbvio, mas é importante que você saiba para onde está indo. Com o estresse do dia da entrevista, a última coisa que você quer é se perder, especialmente se você pretende utilizar transporte público. Conheça outros caminhos e transportes caso o que você planejou esteja atrasado ou tenha sido cancelado. Se você estiver atrasado, ligue e avise seu entrevistador com antecedência.



Durante


Lidando com o nervosismo


É inevitável ficar ansioso no dia da entrevista. Contudo, se esse sentimento for canalizado da maneira certa, ele pode ajudá-lo a ser melhor. Contando que você tenha feito tudo o que pôde antes da entrevista, tente ficar calmo e lembre-se de que é apenas uma conversa profissional, não um interrogatório pessoal. Pesquise e faça técnicas de respiração, como diminuir o ritmo da expiração e inspiração, que pode trazer um efeito de tranquilidade.


Primeiras impressões contam


A partir do momento que você entra na sala, você já está sendo avaliado. Parecer confiante é essencial, então quando for cumprimentar seu entrevistador, tenha um aperto de mãos firme e olhe nos olhos. Pode ser difícil, mas a dica é tentar relaxar seu corpo e evitar parecer fechado ou tímido - as técnicas de respiração podem funcionar aqui. Um estudo desenvolvido pelo professor de comunicação Albert Mehrabian mostra que a importância da linguagem corporal ao transmitir uma mensagem é de 55% comparada com 38% do tom de voz e 7% da escolha das palavras. Isso mostra o quão importante é ter a certeza de que sua linguagem corporal esteja refletindo seu interesse no cargo.


Respondendo às perguntas


Você passou pela pesquisa, batalhou contra o nervosismo e agora é a hora de realmente causar uma boa impressão. Olhe nos olhos do entrevistador – se for uma entrevista em painel, não foque em apenas um -, mantenha uma postura de corpo aberta e envolva todos presentes.


Faça perguntas

No final da entrevista, faça perguntas inteligentes. Isso mostra que você estava envolvido e que consegue pensar por si próprio.


Depois

Feedback


Geralmente, você pode esperar receber uma resposta do entrevistador nas primeiras semanas após a entrevista, mas tudo depende do número de candidatos aplicados na vaga. Converse com o recrutador sobre quando você deve receber uma resposta. Independentemente do resultado, você deve procurar um aconselhamento e feedback do entrevistador, especialmente se não passou na vaga. Assim, pode entender onde precisa melhorar para a próxima entrevista.





Fonte: https://www.michaelpage.com.br/advice/carreira-profissional/dicas-de-entrevistas/dominando-entrevista-antes-durante-e-depois