Motivação = motivo + ação?

Quantos de nós já ouvimos que MOTIVAÇÃO é MOTIVO + AÇÃO???

MOTIVAÇÃO

Quantos de nós já ouvimos que MOTIVAÇÃO é MOTIVO + AÇÃO???


Confesso que várias eu ouvi professores, palestrantes, alunos apresentando trabalhos acadêmicos e até ensinei algumas vezes. Mas eu comecei a observar alguns resultados dessas palestras de motivação ou palavras de motivação e cheguei a algumas conclusões.


Uma delas é que a maioria das pessoas sai muito empolgadas, decididas a fazer tudo àquilo que ouviu na palestra, mas quando volta ao dia-a-dia, aquela empolgação vai “morrendo” e volta tudo a ser como antes.


Outra é que quando falamos de MOTIVO, falamos de qualquer coisa que te leva a fazer algo momentâneo ou passageiro.


Alguns especialistas dizem que temos que nos auto-motivar, quer dizer motivação que vem de dentro para fora, porém se uma pessoa não é motivada, como vai se auto-motivar?


Ahh... existem tantas palestras motivacionais, palavras motivacionais, vídeos motivacionais disponíveis e as pessoas assistem, publicam, leem e ainda continuam desmotivadas, ou vivem em altos e baixos quando se tratam de motivação.


Claro e existe muitas outras formulas ou técnicas para se MOTIVAR ou AUTO-MOTIVAR que não vamos citar aqui, pois nosso objetivo é apenas dar uma introdução a aquilo que desejamos falar.


Quero deixar bem claro que não sou contra os palestrantes de motivação e suas palestras, pois eu já ouvi muitos deles e me ajudaram na minha caminhada.


PROPÓSITO + POSIÇÃO GERA MOTIVAÇÃO


Parece ser insignificante, porém o significado das palavras é muito importante quando ensinamos, pois poderá trazer um entendimento equivocado das coisas.


Então se MOTIVAÇÃO é MOTIVO + AÇÃO, quando vemos o significado de MOTIVO vemos que fica muito pequeno e sem objetivo a definição de MOTIVAÇÃO, pois MOTIVO significa “razão de ser, a causa de qualquer coisa”, assim o que nos impulsiona a fazer é “qualquer coisa”? Ahhh mas e a “razão de ser”, isso não conta? Sim, porém o fato de querermos ser alguma coisa é muito subjetivo e você entenderá o porque.


Quero explorar a MOTIVAÇÃO como PROPÓSITO, pois Deus nos criou com dons (habilidades) para fazer algo em prol do próximo, a nível pessoal, grupo pequeno de pessoas, municipal, nacional ou até mundial. Mas como assim?


Você acha que nasceu apenas para crescer, estudar, trabalhar, casar, ter filhos, divertir, envelhecer e morrer? Como algo mecânico... ahhh todo mundo faz, eu faço também! NÃO!!!! ISSO NÃO É VERDADE!!!


Cada um de nós nasceu com um PROPÓSITO para ser cumprido ao longo da vida, algo muito maior do que apenas fazer as coisas como todos fazem. E todo o PROPÓSITO tem a ver com o próximo, como citado antes.


PROPÓSITO significa “intenção (de fazer algo); projeto, desígnio”, isso nos indica que nossa motivação tem a ver com algo muito superior do que apenas um motivo que nos leva a algo momentâneo ou passageiro.


Se nós observarmos na Bíblia a vida de José, por exemplo, vemos que ele sempre entendeu que o propósito da vida dele era governar e mesmo ele sendo odiado e invejado por seus irmãos, foi comprado como escravo pelo Faraó – Rei do Egito. Mas entendendo o seu propósito, mesmo com todas as adversidades, aproveitou todas as oportunidades e resumindo, se tornou a maior autoridade abaixo de Faraó.


Se José estivesse focado no motivo de ser algo ou alguém, fatalmente não teria chegado até o final, mas ele entendeu que o designo/propósito de sua vida era governar e posicionado nisso levou a ele cumprir o proposito e obter sucesso.


Quando entendemos qual é PROPOSITO de nossa vida na terra e nos posicionamos para cumprir esse propósito, somos motivados para irmos até o fim desse propósito, mesmo tendo adversidades no meio do caminho ou por passar processos dolorosos, iremos obter sucesso e no fim de tudo nos sentiremos com o dever cumprido.


Então MOTIVAÇÃO tem haver com PROPÓSITO e não com MOTIVO!


Fonte:

https://administradores.com.br/artigos/motiva%C3%A7%C3%A3o-motivo-a%C3%A7%C3%A3o-1

276 visualizações0 comentário