Qual o seu nível de positividade?

January 25, 2017

Cada pessoa tem uma forma diferente de analisar a realidade e reagir diante dos desafios que a vida nos traz. Por exemplo, vamos pegar um processo de avaliação de desempenho de um profissional na empresa. Algumas pessoas que fazem a avaliação desse profissional podem destacar uma visão geral positiva do desempenho, abordando os aspectos mais amplos, especialmente aqueles relacionados aos bons resultados alcançados. Se o colega alcançou bons resultados, então o desempenho dele atendeu às necessidades da empresa. Essa é uma forma de ver o desempenho do colega.

Mas também tem aqueles que fazem uma avaliação diferente, do mesmo colega. Há pessoas que se detém aos detalhes daquilo que deixou a desejar. Destacam os pequenos procedimentos que não foram realizados satisfatoriamente e que precisariam ser melhorados. Para esse grupo de pessoas, a avaliação do colega não é tão positiva assim.

As duas avaliações podem estar corretas, não há nenhum problema em destacar o lado positivo ou lado negativo do desempenho durante a avaliação. A diversidade de visões, inclusive enriquece o processo. Mas muitas vezes dar destaque ao lado positivo ou ao lado negativo não ocorre por acaso. Isso pode ter relação com o estilo emocional da pessoa que está avaliando.

Cada um de nós tem um estilo emocional que orienta a nossa forma de analisar o mundo à nossa volta. O nosso estilo delimita a forma mais comum que temos de responder aos desafios que a vida nos apresenta. O estilo orienta a nossa perspectiva de encarar o mundo.

Não é que existem padrões fixos, rígidos e imutáveis. Mas vamos dizer que há uma forma mais comum de reação, há certo padrão na maneira que analisamos os fatos e reagimos a eles. Há uma resposta mais comum que nós damos e que nos diferenciam uns dos outros. 

 

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/10738/qual-o-seu-nivel-de-positividade.html

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags