Equipes bem administradas: como manter?

March 3, 2017

As equipes normalmente assumem uma dentre três formas: equipes de solução de problemas, equipes de trabalho autogeridas e equipes interfuncionais. Raramente são dotadas de autoridade para implementar suas sugestões, mas seus integrantes trocam ideias e apresentam sugestões sobre como os processos e métodos de trabalho podem ser melhorados.

São autônomas, escolhem seus próprios membros e implementam e assumem responsabilidade por suas sugestões. As equipes de trabalho autogeridas se constituem de 10 a 15 pessoas que assumem as responsabilidades de seus supervisores anteriores e, nesse sentido, controlam o ritmo do trabalho, organizam as pausas no trabalho, determinam a distribuição das tarefas, decidem sobre os procedimentos de inspeção e escolhem e avaliam seus membros.

Nas equipes interfuncionais, funcionários posicionados aproximadamente no mesmo nível hierárquico, mas de diferentes áreas de trabalho, juntam-se para realizar uma tarefa.

Forças-tarefas e comitês constituídos de membros de diferentes linhas departamentais são exemplos de equipes interfuncionais. Essas equipes agilizam a troca de ideias entre diversas áreas no interior da organização ou entre diferentes organizações, o desenvolvimento de novas ideias e a solução de problemas e a coordenação de projetos complexos.

Membros de equipe eficazes se comunicam de maneira franca e honesta, é capaz de dar conta de diferenças e resolver conflitos e de sublimar metas pessoais em favor da equipe.

Uma vez que o sucesso de um funcionário não é mais determinado pelo desempenho individual, alguns funcionários resistirão ao trabalho em equipes. Assim, o desafio de criar bons participantes de equipe será maior onde (1) a cultura nacional for altamente individualista e (2) as equipes estiverem sendo introduzidas em um ambiente que sempre valorizou o feito individual.

Embora alguns trabalhadores não possam ser treinados, os seguintes métodos podem ser utilizados para converter indivíduos em participantes efetivos de uma equipe:

• Seleção. Certificar-se de que os indivíduos, além de possuírem os requisitos técnicos, possam desempenhar seus papéis na equipe.

• Treinamento. Mesmo os trabalhadores independentes podem ser treinados para se tornarem participantes de equipes.

• Recompensas. O sistema de recompensas deve encorajar mais a cooperação do que a competição.

Robson Paniago é doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP e Graduado em Administração pela Universidade São Marcos – SP. Atualmente é professor da IBE-FGV.

 

Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/equipes-bem-administradas-como-manter/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga 
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

Apoiamos Profissionais Táticos e Executivos com coaching nas fases de crescimento, transição e mudança de carreira, fornecendo as ferramentas metodológicas, comportamentais e culturais para maximizar extremamente as possibilidades de sucesso.

IBRA Outplacement. Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Telefone Geral: (31) 3018-2333

Whatsapp Business      (31) 3018-2333