Prepare o seu currículo para um novo emprego

March 21, 2017

 

 

Nove dicas de ouro para a elaboração de um curriculum perfeito

 

O mercado de trabalho anda em processo de transformação e nos últimos anos isto vem se acentuando. No passado, as carreiras eram estáveis, era comum uma pessoa ter um único emprego que durasse a vida toda e total lealdade a empresa. Atualmente, no entanto, as pessoas mudam de emprego com mais tranquilidade e também mudam suas carreiras de duas a três vezes.

Hoje também existe uma instabilidade maior decorrente de uma dinâmica de mercado mais turbulenta vinda da própria economia, de fusões e aquisições, da globalização, de novos mercados emergindo e a potência das redes sociais que desafiam vários negócios a repensar sua forma de atuar.

Por isto, é muito importante que você aproveite este tempo para refletir sobre sua história e este é o início do processo de elaborar ou refazer seu curriculum e ir ao mercado.

Em resumo, a preparação de um bom curriculum vai além do processo de escrevê-lo.

Para seu processo de transição de carreira ser bem-sucedido, tanto do ponto de vista emocional como encontrar uma boa oportunidade, oriente-se por estas dicas:

  • Entendimento do mercado e suas modificações – o conceito tradicional de carreira é desafiado constantemente e os profissionais são quase que obrigados a repensar sua carreira em função do que está acontecendo no mundo para ser melhor sucedido, dando continuidade ao que atualmente chamamos de jornada de vida profissional.

E como fazer isso? Pense se você precisa se atualizar ou aprender alguma nova habilidade para viver neste novo mundo; quais conhecimentos você precisa adquirir e que crenças você precisa substituir por novas para que seu comportamento fique alinhado aos seus objetivos e ao contexto que estamos vivendo.

  

  • Reflexão sobre sua história de vida – Antes de escrever seu curriculum e dispará-lo no mercado para qualquer lado, é fundamental você refletir sobre sua carreira, sobre seus objetivos, ansiedades, frustrações e sonhos, caso esteja desempregado, pensar sobre o dinheiro que você tem, como irá utilizá-lo e por quanto tempo ele irá durar.

Importante: pesquise o que está acontecendo no seu segmento de atuação, mudanças, novidades e tendências. Isto ajudará você no momento da entrevista e também na sua reflexão sobre quais habilidades ou conhecimentos precisa aprimorar, adquirir ou rever.

 

  • Resumo de suas realizações –Agora que você já escreveu sua história de vida, está mais perto de elaborar seu curriculum, mas ainda tem mais uma etapa anterior a cumprir. Escreva agora o resumo de suas realizações, considerando o quê, como e qual foi o resultado obtido. Isso vai fazer com que suas habilidades e pontos fortes estejam em evidência.

 

  • Elaboração do curriculum – Com a reflexão que você fez sobre sua história de vida e de posse do resumo das principais realizações que obteve, você está pronto para fazer seu curriculum e deixá-lo consistente e coerente com a pessoa e profissional que você é.

Existe um lugar para você, onde seu perfil, experiência e estilo ornam com a empresa da mesma forma que o estilo e cultura da empresa ornam com a pessoa e profissional que você é.

Importante: diga sempre a verdade!

Se por qualquer motivo você não tenha obtido resultado para colocar no seu curriculum não invente um resultado.

 Dicas:

– Tente elaborar seu curriculum em duas páginas. Procure ser objetivo e usar verbo de ação.

– Informações que não podem faltar:

  1. Dados pessoais: nome, idade, estado civil, endereço, e-mail e telefone

  2. Objetivo: cargo ou função que você pretende

  3. Principais qualificações: talentos, habilidades e comportamentos

  4. Experiência profissional: citar nome da empresa, data de início e término do seu trabalho na empresa, com informações dos resultados que você identificou no resumo de suas qualificações

  5. Formação acadêmica: nome da instituição, título do curso e ano de conclusão

  6. Cursos e idiomas: coloque os relevantes e mais recentes

  7. Informações complementares: trabalhos voluntários, o que gosta de fazer, ou algo que você julgue relevante e complete seu perfil

  • Procurar uma boa oportunidade de emprego ou cria-la é uma busca ativa – Tenha disciplina e adote uma rotina diária na busca de sua oportunidade profissional. Você precisa focar suas energias nesta fase e trabalhar da mesma forma que trabalhava quando tinha um emprego.

Importante:

– Tenha em mente que você deverá “vender” sua experiência e encontrar quem queira comprar;

– Ninguém serve para todas as empresas da mesma forma que nem todas as empresas servirão para você;

– Saiba quem serão seus interlocutores no seu processo de recolocação.

 

  • Networking –Existe um processo importante que é o networking, ou seja, rede de contatos. Esta rede é fundamental para todos nós, e ela torna-se poderosa se você constrói relacionamentos verdadeiros ao longo de sua trajetória profissional. O princípio é entrar em contato com todas as pessoas do seu relacionamento e também pessoas do relacionamento de seus amigos que estes podem lhe apresentar.

 

  • Plano de Ação –Ajuda você a ter foco de atuação e organizar seu tempo e melhora sua produtividade.
    O benefício de elaborar um plano de ação é que ele lhe dará foco para seu trabalho e ajudará a melhorar sua produtividade. Lembrando que, procurar emprego é uma busca ativa!

Informações para seu plano de ação:

1-Escreva sua missão de vida! A reflexão que você fez sobre sua história de vida novamente será muito útil.

2-Pense e escreva em que situações você pode contribuir como funcionário / colaborador.

 

  • É importante ter um Plano B – Uma alternativa caso a oportunidade procurada inicialmente demore um pouco

 

  • Marketing pessoal –Pense em você como um produto que precisa atrair o cliente, e o conceito dos Os de Marketing de Philip Kotler, funciona para você também:

P => Produto: conteúdo e embalagem

P => Praça: para quem, onde

P => Promoção: como vou me ofertar

P => Preço: qual meu valor

P => Posicionamento: o que eu resolvo ou melhor, o que eu contribuo
Reflita sobre sua imagem. A imagem exigida no seu mercado ou pela carreira que você escolheu ou ainda em relação ao seu plano B.

 

E não se esqueça, viva como protagonista!

Aproveite o seu momento de reflexão e dedique um tempo para fazer uma lista de desejos com todas as coisas que você gostaria de fazer, mas que o tempo e a rotina do dia a dia lhe tiraram o foco, como os livros que você gostaria de ler, lugares exóticos que gostaria de visitar, passar um tempo sozinho, escrever um livro, etc. Agora pode ser uma ótima oportunidade para tirar um projeto da gaveta.

O tempo é um recurso escasso, então você só irá realizar aquilo que priorizar. Planeje seu dia, sua semana, e até seu mês.

O movimento que você gerar hoje pode desencadear coisas incríveis no futuro.

 

*Carla Weisz é consultora, escritora, educadora e palestrante. Autora da obra recém-lançada “O Dono da História

Fonte:http://www.mundorh.com.br/prepare-o-seu-curriculo-para-um-novo-emprego/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga 
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

Apoiamos Profissionais Táticos e Executivos com coaching nas fases de crescimento, transição e mudança de carreira, fornecendo as ferramentas metodológicas, comportamentais e culturais para maximizar extremamente as possibilidades de sucesso.

IBRA Outplacement. Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Telefone Geral: (31) 3018-2333

Whatsapp Business      (31) 3018-2333