7 sinais de que você precisa se afastar do trabalho

April 17, 2017

 

Cansaço, dores no corpo, memória fraca e choro fácil. Esses são os sintomas de uma doença grave e que passa desapercebida por causa da correria do dia a dia. Se você está com algum desses sintomas, é bem provável que você esteja com estafa.  
 
Sem cuidados, a estafa pode levar ao completo esgotamento físico e mental, sem contar que a doença pode trazer graves consequências para a sua saúde. Essa é uma condição capaz de incapacitar uma pessoa em seu ambiente de trabalho, na escola e até nos meio social.
 
É nesse contexto que muitos profissionais se sentem sobrecarregados. Incapazes de funcionar até com as tarefas mais simples. Estafa não é sinal de fraqueza, mas de comprometimento e bom profissionalismo. O que não pode é se descuidar e deixar a saúde afundar.  
 
Uma pessoa com estafa pode sentir-se como uma balão com água pronto para explodir, de tão cheio e tamanha a pressão, mas ao mesmo tempo, pode sentir-se como um balão vazio, que não pode ao menos se sustentar no ar. É nessa balança totalmente desequilibrada que muitas pessoas vivem hoje em dia. 
 
De acordo com um estudo da ISMA-BR (International Stress Management Association do Brasil), a estafa aumenta em até 70% as chances de adoecimento físico ou mental. São doenças como hipertensão arterial (pressão alta), emocionais (ansiedade, pânico, fobias), gastrointestinais (colite, gastrite e úlcera) e doenças do coração (arritmia, angina e infarto).
 
Confira 7 sinais de que você está perto da estafa, segundo os especialistas:

1. Sempre cansado
Não consegue dormir, ou sua noite de sono é sempre conturbada? A dificuldade de ter um sono reparador, ou seja, aquele que te deixa descansado, é um dos primeiros sinais de o esgotamento está batendo à sua porta.
 
2. Mudança de comportamento
Rispidez, impaciência, indiferença, vontade de chorar... se esses não são comportamentos que você registra no dia a dia, isso pode ser um sinal de estafa. Para especialistas, a incapacidade de lidar com situações que antes era comum é um dos motivos para que as pessoas se prejudiquem no trabalho.
 
LEIA MAIS
+ Saiba onde imprimir o seu currículo gratuitamente
+ Por que a jornada de 8 horas de trabalho não funciona mais?
 
3. Falta de foco
A perda de produtividade, causada por uma queda nos níveis de atenção, concentração e memória recente, pode torna o trabalho mais lento e ineficiente. A estafa causa uma sensação de que você está sempre abaixo do esperado em suas atividades, seja no trabalho ou na escola. 
 
4. Imagem prejudicada
A reação em cadeia do esgotamento vem com o tempo. Primeiro, a incapacidade de funcionar leva a pessoa a se sentir mal. Com isso, vem a ansiedade e a baixa autoestima. Sem motivação, o desânimo toma conta e pode se tornar uma situação crônica. 
 
5. Doenças
O esgotamento acaba também com a imunidade do corpo, causando diversas doenças como cefaleia (dor de cabeça), gastrite, dores no corpo sem explicação, problemas respiratórios, anemia, prisão de ventre, entre outras. 
 
6. Mudança de hábito alimentar
O esgotamento pode interferir na sua rotina alimentar, fazendo com que se mude os hábitos referentes às refeições. Se você está comendo menos do que o habitual ou anda exagerando nas refeições, é bom prestar atenção.
 
7. Diminuição do desejo sexual
Outro sintoma da estafa é o esgotamento do libido, que aparece com a falta de desejo sexual.  
 
O que fazer se tenho esses sinais?
Relaxar é preciso. Não tem outra. Mesmo com remédios e vitaminas, a estafa só é curada com um estilo de vida balanceado. É preciso encontrar espaço para os momentos de lazer, não fazer várias tarefas ao mesmo tempo, organizar as suas prioridades e esquecer os problemas do trabalho enquanto estiver em casa. 
 
Vale também procurar um clínico geral para maiores orientações. 

 

Fonte: http://www.mundopositivo.com.br/noticias/carreira/20438852-7_sinais_de_que_voc%C3%AA_precisa_se_afastar_do_trabalho.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo