Em e-mail, Elon Musk dá uma verdadeira lição em liderança!

January 3, 2018

Em momentos de crise, os grandes líderes não apenas protegem suas equipes - eles se conectam com as pessoas!

 

é um dos empreendedores mais famosos no mundo hoje. Ao comandar as empresas Tesla, SpaceX e OpenAI, ele tem se destacado por buscar soluções para alguns dos grandes desafios contemporâneos, como a utilização de energia limpa e a criação de colonias humanas em outros planetas.

 

E isso se deve muito ao seu estilo de liderança, segundo Daniel Coyle, autor do livro "The Culture Code: The Secrets of Highly Successful Groups" (ainda a ser lançado). Coyle foi conhecer organizações diferentes como Pixar e o time San Antonio Spurs para entender como equipes tao diversas haviam alcançado o sucesso seguindo um único pensamento. Em um trecho divulgado em artigo na INC., o autor cita um e-mail de Elon Musk enviado aos funcionários em que fica claro sua capacidade de liderança. 

"Boa liderança tem a ver com bons reflexos, especialmente em momentos de crise. Quando há um problema em um grupo, a maioria dos líderes tende a responder protegendo o grupo: dizando às pessoas que tudo vai ficar bem, e colocando o problema em uma perspectiva mais ampla.

Eles se esforçam para enviar um signal de segurança: 'Isto não é o fim do mundo; podemos superar isso'.

Mas qual é a resposta mais inteligente? Consideremos este e-mail do CEO da Tesla, Elon Musk, que se refere a uma crise em particular: um relatório que apontou que o número de acidentes com funcionários na fábrica da Tesla em Fremont estava perigosamente alto.

Este é parte do e-mail:

'Não há palavras que possam expressar o quanto eu me preocupo com a sua segurança e bem estar. Meu coração fica partido quando alguém se fere construindo carros e tentando dar seu melhor para fazer o sucesso da Tesla.

A partir de agora, eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção. Vou me encontrar com a equipe responsável pela segurança a cada semana e gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem, para que eu possa ouvi-los e entender o que exatamente precisamos fazer para melhorar o processo. Eu irei então até a linha de produção para realizar a mesma tarefa dessas pessoas.

É isto que todos os gerentes da Tesla deveriam fazer, aliás. Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura. Gerentes precisam colocar sempre a segurança de sua equipe acima da sua própria.'"

O autor Daniel Coyle observa que Elon Musk não tenta proteger o grupo ou minimizar o problema. Ele se conecta com seus colaboradores através de três sinais:

1. Ele expressa um arrependimento pessoal intenso ("Meu coração fica partido")

2. Ele demonstra que se importa ("Eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção", "Gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem", "Eu irei então até a linha de produção para realizar a mesma tarefa dessas pessoas") 

3. Ele define a identidade da cultura ("Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura")

Ou seja, diz Coyle, em poucas palavras, Musk prova que liderança cultural não tem a ver com proteção e sim, conectar-se com as pessoas que trabalham para você.

 

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/12/em-e-mail-elon-musk-da-uma-verdadeira-licao-em-lideranca.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga 
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

Apoiamos Profissionais Táticos e Executivos com coaching nas fases de crescimento, transição e mudança de carreira, fornecendo as ferramentas metodológicas, comportamentais e culturais para maximizar extremamente as possibilidades de sucesso.

IBRA Outplacement. Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Telefone Geral: (31) 3018-2333

Whatsapp Business      (31) 3018-2333