A simplicidade como estratégia

January 22, 2018

Uma abordagem direta e objetiva, feita através de uma comunicação eficaz, colabora para um alto índice de fidelização de clientes internos e externos. E quando honesta e assertiva, produz nos colaboradores algo que desperta sentimento de aliança e responsabilidade pelo sucesso, causando impacto direto nos resultados de uma organização.

 

De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e em excelência e atendimento pela universidade de Harvard, e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento ABTD, quanto mais simples forem tratados temas que aparentemente parecem complexos dentro das organizações, maior o impacto e, consequentemente, maior a possibilidade de aplicação. "O grande diferencial é trazer essa simplicidade na linguagem do dia a dia. E quando isso acontece, as empresas mudam completamente para melhor", destaca.

 

Depois de mais de uma década no mundo corporativo, Alexandre notou que algumas organizações que conseguiam atingir um índice altíssimo de clientes fiéis a uma determinada marca, é porque contavam com funcionários ainda mais apaixonados por ela. "Se eles estão inseridos em um clima favorável, desenvolvem habilidades de se reinventar todos os dias para atender tanto a necessidade da empresa quanto a do seu público, independente do cenário econômico do país", revela o especialista em gestão de pessoas.

 
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Uma empresa leve e alegre faz com que o desempenhar das tarefas ocorra com maior naturalidade e facilidade devido à cumplicidade que um ambiente harmônico proporciona aos envolvidos. "Por mais que existam episódios de tensos, o que é muito normal, a convergência da equipe não permita que haja impactos negativos, porque os colaboradores aprendem constantemente e contam com uma gestão objetiva e transparente, que compartilha a visão sobre onde e como chegar", aponta.

 

Mas para atingir esse patamar, é preciso investir constantemente em treinamentos que possam ofertar ferramentas que sirvam de alicerce para que a equipe saiba agir com simplicidade frente aos desafios. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) aponta que no Brasil, a média de investimento anual em T&D por colaborador é de R$ 624, o que representa um aumento de 24%, sobre o ano de 2015.

 

"Isso evidencia a preocupação de algumas empresas em qualificar para lidar com momentos desafiadores, com o objetivo de ter um time mais ou para ganhar em desempenho", aponta Slivnik.

 

Depois de fazer pesquisas de quais empresas alcançavam índices altos de resultados e engajamento de colaboradores, Alexandre decidiu estudar profundamente a Disney e entender o que os seus gestores faziam para manter seus colaboradores engajados e motivados. "Descobri que a palavra chave é a simplicidade. Quanto mais simples abordamos temas que aparentemente parecem complexos dentro das organizações, maior o impacto e, consequentemente, maior a possibilidade de aplicação", conclui.

 

FONTE: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/a-simplicidade-como-estrategia/122915/

 

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