O que torna uma equipe eficiente e bem-sucedida, segundo o Google

January 30, 2018

A equipe é o "motor" de uma empresa: é ela que tem ideias inovadoras e produz a maior parte do trabalho. Mas também nesse ponto podem surgir problemas pessoais que causam atritos e atrapalham a produtividade. Nesse sentido, as melhores empresas se destacam por ter equipes bem entrosadas. Não importa tanto o nível de qualificação de seus funcionários, mas como eles trabalham juntos.

 

Pensando nisso, o Google se dedicou a descobrir o que torna uma equipe eficiente e bem-sucedida. O estudo nomeado "Projeto Aristóteles" é uma homenagem a citação do filósofo: "O todo é maior do que a simples soma das suas partes".

 

Para definir o que é eficiência, os pesquisadores estabeleceram critérios de avaliação que medem dados tanto qualitativos como quantitativos. Para tal, analisaram dezenas de equipes e entrevistaram centenas de executivos, líderes e membros. 

 

Como resultado desse trabalho, o Google descobriu que a confiança é o fator mais importante para a eficiência de uma equipe. Estimular a segurança psicológica, ou seja, conseguir fazer o funcionário assumir riscos sabendo que os membros da equipe irão confiar nele – ninguém vai envergonhá-lo ou puni-lo por admitir um erro, fazer uma pergunta ou contar uma ideia –, é determinante para o sucesso da empresa. 

 

Isso pode parecer simples, mas na prática, não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a revista norte-americana Inc. reuniu 9 ações que podem ajudar a criar confiança entre os membros de uma equipe. Confira:

 

1. Ouça antes de falar

 

Para estabelecer confiança, você deve respeitar a forma como os outros pensam e sentem. Por isso é importante ouvir. Quando você tem uma escuta ativa, conhece o ponto de vista do outro e ainda mostra que valoriza experiências diferentes.

 

A escuta ativa envolve fazer perguntas, entender as respostas do outro e ao mesmo tempo resistir ao desejo de julgá-lo. Ouvir de forma cuidadosa ajuda a identificar as forças, as fraquezas e o estilo de comunicação de cada membro da equipe. Além disso, você passa a mensagem de que o que é importante para cada um deles também é para você. 

 
2. Demonstre empatia

 

Além de ouvir, tente entender seus colegas de equipe e suas perspectivas – isso é empatia. Mas você também se beneficiará ao demonstrar empatia afetiva ou emocional, ou seja, compartilhar os sentimentos do outro.

 

Por exemplo, se um colega compartilhar um problema, você pode pensar: "Isso não é tão sério. Eu já passei por isso antes". Se isso acontecer, tente lembrar de um momento em que você se sentiu estressado ou sobrecarregado, e aproveite esse sentimento para ajudá-lo a se relacionar.

 

3. Seja autêntico

 

A autenticidade cria confiança. Somos atraídos por aqueles que mostram isso, que percebem que eles não são perfeitos e estão dispostos a revelar essas imperfeições porque sabem que todos têm também. Ser autêntico não é compartilhar tudo sobre você o tempo todo. Mas dizer o que você quiser seguindo seus valores e princípios.

 

4. Dê o exemplo

 

As palavras podem criar confiança apenas se estiverem amparadas em ações. Por isso é tão importante praticar o que você acredita e dar o exemplo: você pode pregar respeito e integridade mas isso perde o valor quando você amaldiçoa um membro da equipe. 

 

5. Ajude o outro

 

Uma das maneiras mais eficazes de conquistar a confiança de alguém é ajudando a pessoa. Pense no seu chefe. Saber onde ele se formou, por exemplo, não é uma informação relevante para estabelecer uma relação. Fique atento e observe quando ele precisa de ajuda. Quando puder, se disponha a ajudá-lo. Lembre-se, a confiança se constrói no dia a dia. 

 

6. Discorde e comprometa-se

 

Como explica Jeff Bezos, CEO da Amazon, "discordar e comprometer" não significa "pensar que sua equipe está errada e perder a discussão". Na verdade, é assumir o compromisso de aceitar as decisões da equipe e ajudá-la, mesmo que você discorde.

Antes de chegar a esse ponto, você deve explicar sua posição e a equipe deve avaliar suas considerações. Mas se você decidir "discordar e comprometer", você está dentro. Portanto, não pode sabotar o projeto – direta ou indiretamente. Ao confiar na equipe, você pode acabar aprendendo algo e ainda estimular a confiança entre os membros.

 

7. Seja humilde

 

Ser humilde não significa deixar de defender suas opiniões e princípios. É reconhecer que você não sabe tudo e que está disposto a aprender com os outros. Também é sinônimo de pedir desculpa quando necessário.

 

8. Seja transparente

 

Não há nada pior do que ter a sensação de que os líderes não se importam em mantê-lo informado, ou ainda, que eles estão guardando segredos. Certifique-se de que sua visão, intenções e métodos são claros para todos os membros da equipe – e que eles tenham acesso às informações que precisam para fazer o melhor trabalho possível.

 

9. Elogie

 

Ao elogiar os outros, você satisfaz uma necessidade humana básica. Quando seus colegas percebem que você valoriza seus esforços, eles são naturalmente motivados a produzir mais. Quanto mais específico for, melhor: diga-lhes o que você aprecia e por quê. E lembre-se, todos merecem elogios por algo. Aprendendo a identificar e reconhecer esses talentos, você estimula o melhor de cada um.

 

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2018/01/o-que-torna-uma-equipe-eficiente-e-bem-sucedida-segundo-o-google.html

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga 
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

Apoiamos Profissionais Táticos e Executivos com coaching nas fases de crescimento, transição e mudança de carreira, fornecendo as ferramentas metodológicas, comportamentais e culturais para maximizar extremamente as possibilidades de sucesso.

IBRA Outplacement. Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Telefone Geral: (31) 3018-2333

Whatsapp Business      (31) 3018-2333