7 dicas para se tornar um profissional mais proativo

February 28, 2018

Você já pensou em como ser uma pessoa proativa, principalmente no ambiente de trabalho? A proatividade é um das habilidades cada vez mais procuradas pelas empresas quando se está em busca de novos profissionais.

 

1 – Traga soluções


A proatividade no mundo corporativo significa trazer soluções. Os problemas existem de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complexos, e as empresas querem pessoas que resolvam as questões que estão impedindo o bom andamento dos processos. Normalmente o que ocorre no dia-a-dia nas empresas é a falta de iniciativa respaldada na terceirização da culpa. As pessoas proativas se sobressaem nas empresas, são mais valorizadas e tornam-se pessoas admiradas dentro da organização. Como é uma competência essencial em um líder, essas pessoas dotadas de proatividade rapidamente fazem carreira como bons líderes dentro da empresa.

 

2 – Tenha uma visão geral do processo


Em um processo de seleção, o candidato pode demonstrar que tem essa característica ao mostrar interesse em ter uma visão geral de todo o processo. Conversar com os entrevistadores sobre cada etapa, propor alternativas sempre que houver um possível impasse de horários, remanejamentos de datas e outros pequenos problemas que possam surgir durante o processo.

 

3 – Não inclua essa competência no currículo

 

Já no currículo, não recomendaria citá-la, uma vez que é uma característica muito subjetiva. Alguém colocaria “não sou uma pessoa proativa”? A proatividade sempre é percebida e julgada pelo outro e não pela própria pessoa. Relatar realizações durante a entrevista, citar as ações que desenvolveu para solucionar os problemas valerão muito mais do que escrever que é uma pessoa proativa.

 

4 – Foque na atitude


Em uma dinâmica de grupo, há várias formas de demonstrar essa característica em um processo seletivo em grupo. Por exemplo, se alguém presente reclama que o ar esta muito frio, em vez de concordar e também reclamar, o proativo se levanta e regula o termostato do ar condicionado. Se é solicitado que um dos candidatos se prontifique a exercer um papel na dinâmica, o proativo já se apresenta querendo contribuir para que a dinâmica transcorra bem. São atitudes simples mas que são muito observadas e valorizadas, pois sinalizam que o candidato tem iniciativa e busca dar soluções rápidas às questões valorizadas.

 

5 – “Inverta” a entrevista


Durante a entrevista individual, uma boa maneira de demonstrar esta característica é “inverter” a entrevista. O candidato passa a fazer perguntas sobre as questões que mais preocupam o gestor; quais os problemas mas críticos a serem resolvidos; quais as prioridades. Perguntas desse tipo farão o gestor refletir e perceber que o entrevistado tem interesse em conhecer os problemas e está disposto a resolvê-los. Sem dúvida será uma entrevista diferenciada.

 

6 – Treine


A proatividade é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer profissional. Para isso, é preciso treino, pois é uma habilidade ligada ao comportamento. As pessoas podem e se esforçam para mudar o comportamento quando se conscientizam de que isto fará bem para elas. A questão fundamental é querer mudar e, para isso, deve estar aberta para receber feedbacks sobre este comportamento e começar a treinar a mudança de atitude no dia-a-dia quando estiver diante dos problemas.

 

7 – Questione-se

 

Existem alguns exemplos de questões que podem servir como um primeiro passo para a pessoa se tornar proativa. Diante de uma situação-problema, a pessoa deve fazer as seguintes perguntas e escrever a resposta em uma folha de papel:

Qual parte da situação você pode influenciar ou controlar?
Você prefere estar no controle ou se colocar na posição de vítima da situação? (vitimização)


Culpar o outro ajuda a resolver?


Como você pode contribuir para melhorar a situação?


Se você fosse melhorar uma pequena parte da situação você se responsabilizaria pelo que?


As respostas a estas perguntas farão com que a pessoa identifique onde ela poderá agir e que ações tomará para dar solução ao problema ou pelo menos resolvê-lo em parte.

 

É no momento da contratação que o gestor deve identificar se o candidato tem essa característica, mas mais importante do que isso é desenvolver na empresa uma cultura de trabalho onde seja estimulado o empreendedorismo e a aceitação de erros, de forma que as pessoas se sintam seguras em ousar na criatividade para solucionar os problemas.

 

*Alexandre Rangel é sócio-fundador da Alliance Coaching.

 

FONTE: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/7-dicas-para-se-tornar-um-profissional-mais-proativo/123710/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga 
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

Apoiamos Profissionais Táticos e Executivos com coaching nas fases de crescimento, transição e mudança de carreira, fornecendo as ferramentas metodológicas, comportamentais e culturais para maximizar extremamente as possibilidades de sucesso.

IBRA Outplacement. Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Telefone Geral: (31) 3018-2333

Whatsapp Business      (31) 3018-2333