Como gerir emoções para alcançar suas metas.

November 21, 2018

Gerir as próprias emoções é uma etapa necessária para conseguir atingir qualquer meta pessoal ou profissional.

As rotinas profissionais estão cada vez mais desafiadoras e, inevitavelmente, quem busca crescimento na carreira está suscetível a uma série de desgastes com consequências sérias, como ansiedade, baixa autoestima, ansiedade, estresse, impactos nos relacionamentos pessoais, dentre outras coisas.

 

Por isso, mais do que nunca, é fundamental aprender a gerir as próprias emoções. Essa é uma etapa necessária para conseguir atingir qualquer meta pessoal ou profissional.

Nesse sentido, a primeira pergunta que deve ser feita é: Como traçar metas neurologicamente corretas? Com isso em mente, vamos entender, antes de tudo, o que significa uma meta neurologicamente correta.

 

Convencionou-se no meio corporativo a ideia de que precisamos estabelecer metas para tudo. Ótimo! Mas, simplesmente, jogar um objetivo no papel não quer dizer que vamos alcançá-lo, principalmente se o processo até ele for impreciso, obscuro e de difícil execução.

 

Para que a meta funcione como motor da transformação almejada, é preciso que ela se comunique com seu cérebro de forma positiva. Como explica o Master Coach Paulo Vieira, Criador do Método CIS e do Coaching Integral Sistêmico, trata-se de uma meta poderosa que obedece uma sequência neural de modo que o cérebro facilite sua realização.

 

Para você entender de forma mais clara, imagine que deseja zerar sua lista de pendências no trabalho e então define que em 10 dias terá alcançado isso. Ótimo, não é? Não.

Primeiro, estabelecer a conclusão de todas as tarefas como objetivo vai mandar para seu cérebro a mensagem de uma tarefa árdua, o que o motivará menos. Segundo: para a quantidade de pendências que você tem, 10 dias são realmente suficientes?

 

Caso não, esse estabelecimento de uma meta não realista vai dificultar mais ainda seu cumprimento.

Paulo Vieira sugere a utilização da ferramenta META SMART, bastante utilizada nos processos de Coaching para definir sua meta de forma neurologicamente correta. No vídeo abaixo ele ensina a utilizá-la. Recomendamos muito que assista:

 

Gerenciando as emoções


Muito bem: você já aprendeu que precisa partir de uma meta neurologicamente correta. Viu no vídeo como usar a ferramenta META SMART para estabelecê-la. Agora precisa entender outro ponto muito importante, que é a necessidade de equilibrar razão e emoção.

 

Quando falamos sobre gerir emoções, muita gente pensa automaticamente que se trata de controle, mas pensa errado. Simplesmente controlar o que sentimos não significa tratar com inteligência esses sentimentos. Pelo contrário, podemos nos tornar atores sociais, adaptando comportamentos para sermos aceitos. E isso pode até definir como as pessoas veem você, mas nunca lhe ajudará a alcançar suas metas.

 

O Método CIS, desenvolvido por Paulo Vieira, foca exatamente no gerenciamento das emoções, tendo como foco o estabelecimento de metas de forma correta. O programa trabalha para eliminar os obstáculos emocionais e ajudar a alcançar objetivos, centrado em quatro objetivos:

 

- Descobrir como produzir um novo estilo de vida

 

- Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças fortalecedoras

 

- Inspirar você a dar continuidade ao seu crescimento emocional nos mais altos nível de resultados

 

- Fortalecer as competências emocionais necessárias para produzir grandes resultados profissionais.

 

Fonte:

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/como-gerir-emocoes-para-alcancar-suas-metas/127136/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo