Gestão de mudanças: como lidar com as transições de vida e de carreira.

March 8, 2019

Ter consciência de que as mudanças não são emocionalmente processadas de imediato é essencial para nos mantermos objetivos e serenos.

Já escutei muitas vezes frases como: “adoro mudanças” ou “eu não tenho problemas para mudar, sou muito flexível”. Certamente existem pessoas com mais flexibilidade emocional, o que permite que se adaptem a mudanças com mais facilidade do que outras. Mas em geral, a mudança é desafiadora por isso é preciso falar sobre gestão de mudanças.

 

Nosso cérebro foi projetado para economizar energia, mas em um processo de transição exige-se um aumento de gasto energético.

Isso, por si só, já explica o desafio de mudar. A Gestão de Mudanças é fundamental para as fases de transição. De qualquer modo, é possível adotar algumas medidas e hábitos que nos ajudem a lidar com as transições de vida e de carreira de forma mais leve e descomplicada.

 

Algumas dicas sobre Gestão de Mudanças para enfrentar as transições de vida e de carreira:

 

DICA 1: Concentre-se nos ganhos

 

Para que possamos enfrentar as mudanças de forma saudável, é essencial conhecer e concentrar o foco de atenção nos ganhos que serão obtidos a partir dela.

Faça uma lista do que você tem a ganhar com a mudança e todos os benefícios e oportunidades que você enxerga.

 

DICA 2: Seja grato ao seu passado

 

Ficar remoendo as perdas não é a melhor saída. Muito pelo contrário, é importante honrar o passado, reconhecendo tudo o que você conquistou até aqui.

Se a mudança a que se refere é uma mudança de emprego, liste as razões que você tem para agradecer o seu emprego anterior: os colegas que conheceu, os salários que te possibilitaram comprar tantas coisas, viajar, sustentar a família, etc; as oportunidades de crescimento que você obteve.

 

A gratidão estimula a liberação de dopamina, neurotransmissor essencial para o nosso bem estar e ainda mais essencial em fases desafiadoras.

 

DICA 3: Demonstre otimismo e bom humor

 

Por mais difícil que pareça, busque formas de demonstrar otimismo e de cultivar o bom humor. Cuide das palavras que saem de sua boca, para que sejam leves e positivas.

Cuide também de sua postura física e de sua expressão facial. Discipline-se a sorrir nas mais diversas situações.

 

O sorriso envia mensagens para o cérebro de que você está bem; essas mensagens podem te ajudar a mudar o seu estado emocional.

Nosso corpo é todo interligado: pensamentos, sentimentos, palavras, comportamentos, hábitos, posturas, estados fisiológicos. Lembre-se disso.

 

DICA 4: Seja gentil consigo mesmo

 

É comum, em momentos de transição, acionarmos o “crítico” que existe em nós, culpando-nos por tudo aquilo que não está bom ou que contribuiu para o momento de transição. Por isso, não dê voz a esse crítico sabotador.

Culpar-se pelo que quer que seja não ajuda em nada; muito pelo contrário, só causa empecilhos e aborrecimentos em fases de mudança.

Você é a peça fundamental no processo da gestão de mudanças por isso aceite que é um dia de cada vez.

 

DICA 5: Compreenda que há um tempo para tudo

 

As mudanças respeitam um ciclo que é mais ou menos assim: inicialmente negamos as mudanças (fase da negação); em seguida, ficamos com raiva e ressentidos com as causas ou desdobramentos da mudança (fase da raiva); na terceira fase começamos a negociar com a gente mesmo e com os outros (fase da barganha); em seguida, começamos a ficar melancólicos e um tanto quanto depressivos (fase da depressão); e por fim, compreendemos que a mudança veio para ficar e começamos a aceitá-la (fase da aceitação).

 

Ter consciência de que as mudanças não são emocionalmente processadas de imediato, é essencial para nos mantermos objetivos e serenos.

Há um tempo para tudo, compreenda e aceite este fato. De qualquer modo, mantenha-se sempre em movimento.  Aceitar que existe um tempo para tudo não nos isenta de nossa responsabilidade em fazer a mudança acontecer, um passo de cada vez.

 

Fonte:

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/gestao-de-mudancas-como-lidar-com-as-transicoes-de-vida-e-de-carreira/127877/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga 
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

Apoiamos Profissionais Táticos e Executivos com coaching nas fases de crescimento, transição e mudança de carreira, fornecendo as ferramentas metodológicas, comportamentais e culturais para maximizar extremamente as possibilidades de sucesso.

IBRA Outplacement. Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Telefone Geral: (31) 3018-2333

Whatsapp Business      (31) 3018-2333