Qual é o futuro do mercado de trabalho?

May 15, 2019

Qual a chave do sucesso no futuro do mercado de trabalho? Sofia Esteves, da Cia. de Talentos, tem uma resposta.

O tema Futuro do Trabalho, constantemente vem sendo discutido. É fato que, empresas e profissionais, estão mudando suas condições de trabalho, pois o que era valorizado anteriormente agora não é mais. Para manter um talento nas companhias, é preciso investir não só em qualidade de vida, mas também em valores importantes para as pessoas. Além disso, é fundamental que não haja divergências entre o discurso da empresa e a prática e que se priorize a ética, sempre!

 

De um lado, as companhias precisam ter propósito e do outro, os profissionais precisam se adequar as novas mudanças. Estudo recente desenvolvido pela Cia de Talentos sobre o Futuro do Trabalho, mostra que as transformações e impactos da tecnologia, por exemplo, já estão gerando alterações na sociedade, empresas e pessoas/profissionais.

 

A grande questão é de que forma podemos nos preparar e manter nossa relevância diante do novo cenário, sem deixar de lado os objetivos, para assim decidirmos qual caminho deseja traçar.

 

O estudo destaca que, em três pilares (sociedade, empresas e pessoas), devemos abraçar a mudança, entender o atual cenário do mercado de trabalho, ter foco no desenvolvimento de novas habilidades humanas, principalmente a inteligência emocional, e projetar o futuro. Sabemos que a tecnologia não irá destruir todas as profissões, mas sim mudar tarefas, criar novas possibilidades de trabalho, abrir portas, mas também fechar outras.

 

A chave para o sucesso no futuro será a adaptabilidade, a vontade de aprender novas coisas.  Todo mundo é capaz de fazer algo incrível se quiser. Numa época em que somos bombardeados por uma avalanche de informações vindas de diferentes direções a cada segundo, como conseguir focar e trabalhar de uma forma mais ágil e estratégica?


Como começar a investir?
Neste mundo onde a única certeza que temos é que as mudanças serão cada vez mais rápidas, é essencial que a sociedade se abra, crie e principalmente aceite as novas dinâmicas de trabalho e fomente o desenvolvimento de outras habilidades tão necessárias para a evolução das organizações e dos profissionais.

 

Já as empresas precisam descobrir e desenhar processos mais inovadores, oferecer um trabalho mais significativo, quebrar os paradigmas existentes, trazendo mais diversidade (tanto de gênero, raça, orientação sexual, região e etária, por exemplo) e construir uma boa reputação tanto interna como externamente.

 

E nós profissionais? Para seguirmos e mantermos a empregabilidade, devemos refletir e ampliar nossas opções de carreira, coerentes com os objetivos de vida e principalmente buscar, das mais diferentes formas, o desenvolvimento das novas competências e habilidades que serão exigidas em um futuro próximo.

 

Felizmente, nos dias de hoje, podemos ter mais de uma carreira durante a vida e para isso ser high tech e high touch não será mais uma opção e sim uma obrigação. Esse é um caminho sem volta!

 

Fonte:

https://exame.abril.com.br/carreira/qual-e-o-futuro-do-mercado-de-trabalho/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga 
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

Apoiamos Profissionais Táticos e Executivos com coaching nas fases de crescimento, transição e mudança de carreira, fornecendo as ferramentas metodológicas, comportamentais e culturais para maximizar extremamente as possibilidades de sucesso.

IBRA Outplacement. Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Telefone Geral: (31) 3018-2333

Whatsapp Business      (31) 3018-2333