O 'não' sempre é culpa do profissional?
May 31, 2019
Pois saiba que nem sempre a culpa é do candidato.

Em um processo de contratação profissional, a responsabilidade não é só do candidato. Pelo contrário, muitas empresas também não sabem o que realmente precisam e não profissionalizam o processo seletivo. Nos bastidores, às vezes, tomamos conhecimento de que o(a) profissional a ser contratado irá ocupar uma cadeira que já teve mais de 2 substituições em 1 ano, por exemplo...
As Empresas, embora soberanas quanto ao poder de decisão, têm uma enorme responsabilidade em traçar o perfil adequado, inclusive dando pesos aos requisitos mais relevantes. Devem balizar criteriosamente as competências subjetivas (soft skills) a serem identificadas no futuro colaborador, lembrando dos valores, missão e gestão já existentes no respectivo cenário corporativo. Trata-se de uma via de duas mãos, onde o Empregador deve se preocupar com a aderência do futuro participante na equipe.
Na minha trajetória em Consultorias de Recursos Humanos, percebi que nem sempre a Empresa define com precisão o que precisa e nós, Consultores, sempre pudemos contribuir no detalhamento e alinhamento das necessidades. Traçar o perfil adequadamente é fundamental para uma entrega fidedigna do processo seletivo!
Nesta era digital, cheia de ambiguidades, por mais que um super/mega/blaster sistema informatizado possa triar perfis adequados à posição em aberto, dentro das mais variadas métricas; nada substituirá o olho no olho. As percepções nas entrelinhas de um contato seja ele presencial ou “in conference”, sempre serão extremamente importantes e decisivas.
Em contrapartida, temos os candidatos que cada vez mais procuram se capacitar para conseguir um lugar ao sol. Sim, eles estão antenados e procurando incessantemente a melhor performance em entrevistas, através de assessorias em outplacement, recolocação e coaching.
Sendo assim, o mundo corporativo deve constantemente e cada vez mais buscar capacitação técnica para triar, buscar, atrair e reter pessoas em seus times. Conscientizar-se de que o Capital Humano é quem gera Produtividade & Lucratividade! E mais, saber discernir a relevância das “soft skills” de todas as partes envolvidas no processo.
Por isto esta frase: “- Desculpe, mas você não foi o escolhido...” pode ter uma grande participação do Empregador e não só do possível Colaborador... Concordam?
Não podemos desistir diante do “Não”. Pensem sobre isto e mantenham-se firmes em seus propósitos.
Fonte:
https://administradores.com.br/artigos/o-n%C3%A3o-sempre-%C3%A9-culpa-do-profissional