Pensamento crítico: saiba o que é e como desenvolver

July 18, 2019

É bem provável que você já tenha ouvido falar de pensamento crítico. Mas você sabe o que é e como é possível desenvolvê-lo? 
 

Não é incomum ouvir de empresas que buscam por funcionários que tenham pensamento crítico. Muitas pessoas, inclusive, acham que possuem essa habilidade mesmo sem saber o que ela significa exatamente. Por evitar que isso aconteça com você, explicaremos o que é pensamento crítico e o que deve ser feito para desenvolvê-lo.

 

 

O que é pensamento crítico?
Todas as pessoas possuem um histórico de vida. Cada indivíduo passou por experiências e situações diferentes, além de terem crenças, medos e objetivos distintos. Quando um mesmo problema é apresentado para várias pessoas, é normal que cada uma delas o interprete de uma maneira e proponha resoluções diferentes. Isso acontece por causa do jeito único que cada um de nós tem.

 

 

Porém, para que um problema seja bem resolvido é importante que ele seja analisado de maneira distante e racional, e isso só é possível quando você deixa de lado as suas crenças e o seu modo de pensar. A capacidade de fazer isso é chamada de pensamento crítico.

Pessoas que costumam ser pensadores críticos tendem a ter a mente aberta para novidades e ideias diferentes, além de serem racionais, razoáveis e colaborativas. Elas entendem que para chegar à melhor solução elas devem trabalhar em equipe e esquecer as diferenças e preconceitos.

 

 

Nem todas as pessoas, entretanto, possuem essas características naturalmente. Nesse caso, se você quer se tornar um pensador crítico, é importante que você mude algumas de suas atitudes.

 

Como desenvolver o pensamento crítico?


Para que você comece a desenvolver o seu pensamento crítico é importante investir em três diferentes aspectos. Porém, é importante lembrar que, acima dessas qualidades, o pensamento crítico é um exercício que deve ser praticado constantemente até atingir a perfeição. 

 

1.   Curiosidade

 

Fazer perguntas, não se satisfazer com as soluções fáceis e buscar mais conhecimento são o tripé das pessoas curiosas. Deixe a aceitação de lado e invista na curiosidade. 

 

2.   Compreensão

 

Entender o cenário completo de um problema é importante para se tornar um pensador crítico. Se você foca somente em um pequeno aspecto, é possível que não consiga ponderar sobre ela de maneira eficaz.

 
3.   Lógica

 

Comece a estimular seu raciocínio lógico com exercícios que desafiam a mente. Faça Sudoku, palavras cruzadas e desafios que envolvam o raciocínio. A partir do momento que você trabalha essas três características, é possível que o pensamento crítico venha mais facilmente à sua mente.

 

Mas, nunca se esqueça que pensar de forma crítica é um exercício demorado e requer dedicação. Coloque as suas crenças de lado e aprenda a analisar as situações da melhor forma possível. Boa sorte!

 

Fonte:

https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/03/19/1088980/pensamento-critico-saiba-e-e-como-desenvolver.html

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga 
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

Apoiamos Profissionais Táticos e Executivos com coaching nas fases de crescimento, transição e mudança de carreira, fornecendo as ferramentas metodológicas, comportamentais e culturais para maximizar extremamente as possibilidades de sucesso.

IBRA Outplacement. Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Telefone Geral: (31) 3018-2333

Whatsapp Business      (31) 3018-2333