3 dicas para melhorar as suas conversas a distância.

July 23, 2019

Nos escritórios, é cada vez mais frequente a necessidade de fazer reuniões à distância. Saiba como fazer isso de forma mais eficaz.

melhor situação para a comunicação humana é em pequenos grupos de pessoas e pessoalmente. Quanto mais distante for desse cenário ideal, maiores as chances de surgirem ruídos na comunicação.

 

No entanto, cada vez mais nos comunicamos, especialmente no trabalho, de forma remota. Nessas condições, a comunicação pode ser um desafio. Isso é particularmente verdade quando o tema da conversa é algo que pode criar estresse em alguma das partes.

 


Em artigo à Harvard Business Review, o professor de psicologia e marketing da Universidade do Texas, Art Markman, dá dicas sobre como lidar com essas dificuldades da melhor forma possível. Segundo ele, alguns pontos importantes são tentar fazer a conversa em tempo real e, se possível, manter contato visual.

 

“Mesmo as mais breves expressões nos dão informações úteis sobre a reação do outro. Quando você está trocando e-mails ou mensagens de texto, perde as mudanças momentâneas nas expressões faciais”, diz.

Leia abaixo as dicas do professor.

 

Crie a sensação de presença


Quanto mais difícil e sensível for o tema da conversa, mais você precisará pensar na tecnologia a ser usada para tornar a comunicação o mais fácil possível. É preciso criar a sensação de presença – a habilidade de sentir que você pode interagir de forma eficaz com outra pessoa. Por exemplo, você pode escolher uma ligação telefônica se sua conexão com a internet não foi boa o suficiente.

 

Além disso, tente manter o ambiente livre de distrações para que todos possam se concentrar na conversa – o que é particularmente importante se você trabalha em um escritório aberto.

 

Se possível, mantenha contato visual


Quando você tem uma conversa emocionalmente difícil, em especial se vai dar más notícias a seu interlocutor, o melhor é manter contato visual e dar a informação da forma mais atenciosa possível. Pode ser difícil transmitir suas expressões faciais e tom de voz em ambientes virtuais, por isso, tente usar tecnologias como videoconferência se não puder estar no mesmo ambiente que a outra pessoa.

 

Seja específico


Há dois tipos de distanciamento em conversas virtuais. O primeiro, mais óbvio, é a distância física. O segundo é que as barreiras à conexão podem fazer aumentar a sensação de distância entre os envolvidos.

 

Segundo pesquisas recentes, aponta Markman, quanto mais uma pessoa se sente distante de outra em uma conversa, seja socialmente ou espacialmente, ela tende a pensar na conversa de forma mais abstrata.

 

O problema é que as conversas mais difíceis no trabalho geralmente envolvem feedback específico, e não abstrato. Se você quer falar sobre um desempenho ruim de um funcionário, por exemplo, é bom ter dados sobre o problema e sugestões de ações para lidar com isso.

 

Para sobrepor o efeito negativo da distância, o ideal é manter uma discussão o mais específica. Antes da conversa, pode ser útil anotar exemplos e os pontos mais importantes que devem ser citados durante a discussão.

 

Fonte:

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/07/3-dicas-para-suas-conversas-distancia-melhorarem.html

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