Nós precisamos desenvolver a autoeficácia.

September 9, 2019

Somos eternos aprendizes da vida e podemos escolher entre sermos coadjuvantes ou protagonistas do nosso caminho.

Tive vontade de escrever este texto após ler a notícia sobre um rapaz de 19 anos, que foi aprovado para medicina na USP.

Independentemente de sua história “triste”, entendo que ele se empenhou para subir o primeiro degrau da carreira que almeja.

 

Segundo li, desde pequeno, o jovem tinha uma paixão: medicina. Fez faxina para pagar o cursinho pré-vestibular e quando não estava trabalhando ia para o banheiro de um posto de combustível, onde sua mãe é frentista, para estudar. Apesar dos obstáculos, nada o impediu de ir adiante.

 

Certamente você conhece histórias parecidas, mas você foi inspirado ou inspirada por alguma delas? E as pessoas que você conhece em seu bairro, sua empresa, seu estado, etc.?

Não posso deixar de expressar meu desejo de que todos fossem tocados por histórias como esta, pois me parece que uma boa parte da população tem baixa autoeficácia.

 

 

Desde cedo muito dizem – “Você já sabe que não vai conseguir. É melhor deixarmos do jeito que está, afinal, foi sempre assim.”

Imaginem se estas crenças, que culminam para a baixa autoeficácia, seguissem o caminho contrário, ou seja, que mais pessoas acreditassem em suas habilidades e que as mesmas pudessem ser aperfeiçoadas diante de um esforço pessoal.

 

Imaginem, também, se a alta autoeficácia invadisse as empresas, através de suas pessoas. A mudança de antigas crenças poderia contribuir para a inovação, trabalho em equipe, melhores resultados, performance, etc, e, com certeza, deixaríamos de ouvir frases como: “Sempre foi assim”, “Não vai dar certo”, “O governo não ajuda”, “Vai dar trabalho”.

 

Vamos viralizar Autoeficácia?

 

 

É importante que cada pessoa tenha uma motivação própria e vá de encontro às experiências que gerem transformação para ela, de maneira que a mesma possa inspirar outros à sua volta.

Somos eternos aprendizes da vida e podemos escolher entre sermos coadjuvantes ou protagonistas do nosso caminho.

 

No final, você decide!

 

Fonte:

https://administradores.com.br/artigos/n%C3%B3s-precisamos-desenvolver-a-autoefic%C3%A1cia

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 4, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo